Objetivo
As redes ópticas passivas de acesso (PON) ponto a muiltiponto evoluíram muito nos últimos anos. As novas gerações dessas redes permitem velocidades binárias muito mais altas por acesso (por exemplo, 50 Gbit/s) e suportam vários comprimentos de onda na mesma rede óptica de distribuição (ODN), o que representa uma capacidade de tráfego e de atendimento muito maior. Novas arquiteturas e novas técnicas permitem alcançar distâncias maiores (por exemplo, de até 50 km) em redes passivas, e uma distribuição de terminações de rede (ONTs concentrada em grupos ou distribuída ao longo do percurso de uma fibra primária.
Os engenheiros e técnicos de redes ópticas de acesso necessitam de um bom conhecimento dessas redes de um ponto de vista teórico e prático, assim como uma sólida visão geral da arquitetura, dos elementos de rede, dos princípios de planejamento e projeto e da operação dessas redes.
Este curso traz aos profissionais de telecomunicações os conhecimentos necessários para entender as novas redes ópticas de acesso e suas possibilidades para cada tipo de aplicação.
Este treinamento traz conhecimentos básicos sobre a propagação de sinais ópticos em fibras ópticas, e sobre os tipos e as características de fibras e cabos ópticos e suas aplicações em projetos para redes de acesso.
O curso começa com um enfoque dos fundamentos da transmissão óptica e logo passa a tratar dos padrões e tecnologias tradicionais e novos, comparando suas características técnicas, as arquiteturas de redes e seu uso em redes ópticas legadas e as considerações para redes que atendam aos novos padrões técnicos e de arquitetura das redes ópticas.
O curso inclui o estudo de arquiteturas e projetos de redes de acesso ponto a multiponto passivas com xPON, com práticas de desenho e projeto de redes.
O curso inclui exemplos e os parâmetros de projeto aplicados a situações reais A partir daí, estudam-se exercícios de casos práticos de projetos de cobertura em terreno virgem (greenfield) e onde já existem redes instaladas (brownfield), com o suporte de software de dimensionamento, desenho e suporte à operação dessas redes. Estudam-se casos de uso de redes com splitters balanceados e desbalanceados e suas aplicações.
O curso inclui também um estudo das técnicas de medição usadas na construção e ativação e na operação e diagnósticos de falhas das redes e as ferramentas sistemas que são usados para isso.