Seu conhecimento do mercado é constantemente aprimorado e atualizado para suas pesquisas com feedback constante recebido e percebido durante os estudos e diferentes buscas, pois paralelamente aos serviços de consultoria desde 1990 ele vem ministrando cursos profissionais de treinamento, realizando apresentações em seminários e workshops sobre telecomunicações e assuntos relacionados às redes de telecomunicações corporativas, para operadoras fixas e móveis de telecom,  ISPs, OTTs, entidades de governo e TVs, entre outros segmentos.

Para o governo, como exemplos, trabalhou pela UNISAT para a Diretoria de Telecomunicações da Presidência da República, STF-Supremo Tribunal Federal, Exército, Força Aérea, Marinha, Agência Brasileira de Inteligência – ABIN, Polícia Federal Brasileira, Banco do Brasil , Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações ANATEL, Correios e PETROBRAS. Para a iniciativa privada, como exemplos: TV GLOBO, GLOBOSAT, Claro TV, Sky, TERRA TV, Star One, Hispamar, Telesat, Eutelsat, BT – British Telecom, NEC – Nippon Electric Company , Nera, IBM, Newtec, Alcatel, Oi, EMBRATEL, Vivo, Telefónica, Sonangol (Angola), MS Telcom (Angola) e ACS (Angola).

Antes da fundação da UNISAT, trabalhou como gerente da seção de rádio da NEC no Brasil, chefe da divisão de televisão da TELEBAHIA (agora parte da Oi), e na EMBRATEL. Empreendedor, CEO da UNISAT e Diretor Técnico, Vice-Diretor da Regional Sudeste da SET – Sociedade de Engenharia de Televisão, ex-professor de pós-graduação em MBA – Serviços de Telecomunicações e Especialização em Comunicação Móvel na Universidade Federal Fluminense-UFF. Palestrante em congressos nacionais e internacionais. Correspondente da GVF no Brasil – Global VSAT Forum e autor de artigos para mídia especializada.

Atuou como um dos coordenadores do MBA em TV Digital da UFF, MBA do qual é o criador e também trabalhou como professor em algumas disciplinas do curso. Atuou como moderador em importantes eventos nacionais e internacionais como Andicom (Cartagena-Colombia), VSAT LATAM 2015, 2014 e 2013, 5G LATAM, GVF Oil & Gas Communications Brasil 2015, 2014 e 2013, MilSatCom Latin America 2015 e 2014, nos painéis Latino-Americanos de Painéis sobre Satélites, denominados Satellite 2009, Satellite 2010, Satélite 2011 e Satellite 2016, realizados em Washington – DC, nos Congressos e nos Seminários Regionais da SET – Sociedade de Engenharia de Televisão e outros de grande relevância no setor.

Cristóvam é pós-graduado em Telecomunicações pela UFF – Universidade Federal Fluminense, formado como Engenheiro Eletrônico pela UGF – Universidade Gama Filho, e Engenheiro Eletrônico Operacional pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Sistemas de Microondas, Comunicações via Satélite e Televisão no Japão. (NEC, NTT, NHK e ANRITSU) e nos EUA (TCB – Thomsom Corporation Broadcasting).