Engenheiro Cristiano Henrique Ferraz

Formado na UFF, o engenheiro Ferraz trabalhou no Brasil e na Alemanha na Wandel & Goltermann (precursora da JDSU e Viavi Solutions) até 2002.

Desde maio de 2010, atuou como consultor sênior dedicado a soluções de engenharia e consultoria sobre as mais recentes tecnologias utilizadas em telecomunicações e sobre a operação de serviços de telecomunicações.

Atualmente, ocupa a posição de CTO (*Chief Technology Officer*) em empresa brasileira focada em soluções de engenharia e consultoria em telecomunicações atuante em todo o continente americano. Também faz parte do corpo de especialistas docentes e de consultorias da Unisat.

O engenheiro Ferraz tem atuado como professor convidado dos cursos de pós-graduação, extensão e MBA em telecomunicações de várias universidades latino-americanas. Além disso, o engenheiro Ferraz é autor de diversos trabalhos e Informes Técnicos publicados por organismos internacionais. É coautor de um livro sobre Novas Tecnologias de Ethernet e de outro sobre Carrier Ethernet, publicados em 2017 e 2018, respectivamente.

Entre outras atividades, criou e ministrou cursos e coordenou consultorias para várias empresas do continente. Em tempos recentes, o engenheiro Ferraz vem-se dedicando, principalmente, às novas tecnologias de redes ópticas e sem fio, à transformação das empresas do setor de telecomunicações (*Telco Transformation*), a novos conceitos e tecnologias de telecomunicações e à cibersegurança aplicada às telecomunicações

O Eng. Ferraz é membro de organismos internacionais do setor e contribui em diversos grupos de estudo.