TEM – Gestão de Despesas em Telecomunicações no Ambiente Atual das Organizações
Este curso fornece subsídios sobre gestão de Telecom, com desenvolvimento e competências em ferramentas, conforme os fundamentos do TEM.
Informações
- Objetivo
-
Este curso tem como objetivo fornecer conceitos e subsídios importantes sobre gestão de Telecom dos dias atuais, proporcionar desenvolvimento e competências profissionais em ferramentas de Gestão em Telecomunicações, reforçando também os fundamentos e metodologia de TEM (Telecom Expenses Management), hoje fundamental nos setores de governo e da iniciativa privada. Após a conclusão do curso, o participante estará habilitado a atuar em gerenciamento de despesas de telecomunicações corporativas, participar do desenvolvimento e contratação de serviços de operadoras fixas, móveis, ISPs, aperfeiçoar a gestão de telecom, gerenciar setores técnicos e administrativos envolvendo contratação de outros provedores de recursos de telecomunicações, gerenciar setores de compra de equipamentos, serviços e sistemas de telecomunicações adequados, fazer auditorias de contas e despesas, controle de inventários, análise de benchmarking, contestações, recuperar valores pagos indevidamente, entre outros. Assim, a adequada aplicação dos conhecimentos absorvidos pode levar não só a economia, como melhor visualização dos custos e racionalização dos processos envolvidos com substancial ganhos para a organização.
- Público-alvo
-
O treinamento é direcionado as equipes envolvidas em todos os aspectos operacionais em telecomunicações e TI da empresa com o objetivo de amadurecer os colaboradores no conceito de TEM (Telecom Expense Management), mostrando os pontos importantes que podem orientar o controle, gestão e a redução de custo de telefonia
- Pré-requisitos
-
Ter conhecimento prévio em TI e telecomunicações; Ter atuação em gestão de contas de telecomunicações.
- Ementa
-
Telefonia Fixa e Telefonia Móvel – Aspectos Financeiros e Aspectos Técnicos
- Introdução
- Aspectos Técnicos – Conceitos Básicos de Telefonia Fixa
- Comunicação de Voz
- Conceitos de Rede Telefônica
- Sinalizações Telefônicas
- Rede de Comutação de Circuitos, Sistema PCM e E1
- RDSI
- Serviços 0800 MCDU, Call Center
- Conceitos de Tráfego
- Telefonia IP
- Composição e características de PABX Digital, Híbrido e IP
- Aspectos Técnicos – Conceitos Básicos de Telefonia Móvel
- Faixas de frequência
- Arquitetura, propagação e evolução das Comunicações Móveis
- Regiões de prestação das Operadoras do Serviço Móvel no Brasil
- Aspectos Financeiros
- Metodologia das Tarifas
- Impostos e seus cálculos
- Comparação de tarifas e serviços
- Mapeamento e Análise (Diagrama de Atividades)
- Inventário de recursos, serviços e facilidades
- Inventário de custos por empresa
- Inventário de Sites
- Negociação e Renegociação de Tarifas e Serviços – Conceitos Gerais
- Informações fundamentais no apoio as negociações/ renegociações
- Confecção do RFP (Request for Proposal)
- Aspectos legais, técnicos, operacionais e comerciais da RFP
- Aspectos de Billing, gestão e políticas de cobrança
Telefonia Fixa e Telefonia Móvel – Análise Financeira
- Proposta – Recursos Necessários
- Análise das Propostas Recebidas
- Aspectos Legais e Comerciais
- Aspectos Técnico-Operacionais
- Aspectos de billing, gestão e políticas de cobranças
- Negociação e Renegociação
- Benchmarking das propostas – confecção de targets
- Análise de contratos de equipamentos – aspectos técnicos e comerciais
- Fechamento das Negociações e Assinatura de Contrato
- Implementação dos Serviços e Tarifas Negociadas
- Cronograma, Coordenação das mudanças
- Coordenação da performance e problemas
- Coordenação do recovery
- Aceitação final
- Análise Pós-Implantação
- Validação das Tarifas Contratadas
- Relatório de Economias
- Auditoria das Contas Pagas
Redes de Dados Fixa e Móvel
- Conceitos Básicos
- Redes de Pacotes e IP
- Redes de Acesso Banda Larga Fixa e Móvel
- Ofertas de Serviços de Acesso à Internet – custos e franquias
- Planos de Dados para Redes Móveis – custos e franquias
- Análise contratual – QoS, SLA e Garantia de Banda
- Gestão da Rede de Dados.
Gestão Continuada
- Exercícios de fixação ao final de cada sessão
- Estudo de Casos.
- Carga Horária
- 24 horas
- Docentes