A substituição das redes de transporte baseadas em TDM por redes baseadas em pacotes (PTNs), aliada a novas necessidades decorrentes de aplicações de sincronismo de fase e tempo, além do sincronismo de frequência, enseja uma remodelação das redes de sincronismo. Essa remodelação tem várias implicações para os projetistas e para o pessoal de operação. Além do sincronismo em frequência, as novas aplicações requerem estampas de tempo de grande exatidão e precisão. Além disso, as redes de transporte baseadas em uma camada física Ethernet requerem novos métodos para transferir informações de sincronismo usando a própria rede.
Torna-se necessário repensar a distribuição do sincronismo nas redes. Um enfoque atual de sincronismo contempla a instalação de receptores de GPS instalados em pontos adequados das redes, respaldados pela distribuição de sincronismo entre localidades diversas com o suporte das redes de transporte (SDH ou PTN). Para a distribuição entre as localidades, usam-se dois novos métodos padronizados pelo IEEE e pelo ITU-T: estampas de tempo PTP (Precise Time Protocol), e Synchronous Ethernet.
A distribuição nas localidades deve contar com redundância local. Além disso, os distribuidores devem ser capazes de prover sinais de sincronismo de frequência, para aplicações de telecomunicações, e de fase e tempo, com alta exatidão e precisão, para outras aplicações.
Estes cuidados levam a critérios de projeto diferentes dos atuais. A proposta é descrever um enfoque integrado que atenda a todas as necessidades de sincronismo da empresa.