Redes VSAT e Internet com HTS e satélites “wide beams ” em bandas C, Ku e Ka

Os HTS lançam mão de boas inovações de engenharia para re-utilização de frequências e de múltiplos feixes concentrados (“spot-beams) para otimizar o rendimento, aumentar muitas vezes a capacidade (“throughput”) e assim reduzir o custo por bit/s transportado, principalmente em banda Ka e na banda Ku. Dessa forma possibilitam consideráveis reduções de custos, viabilizando muito mais a opção de uso de satélites e redes VSAT com novas aplicações e novos negócios em diversos segmentos de mercado.

Este curso visa fornecer uma compreensão fundamental de redes VSAT com o uso de satélites de alta capacidade (HTS) em bandas Ka e Ku, e satélites Wide Beams, visão sistêmica inicial, arquitetura, topologia, componentes do sistema, análise de tecnologias envolvidas, HNOs, VNOs, VARs, serviços, soluções e aplicações.

Informações

Objetivo
Este curso tem como objetivo fornecer um entendimento fundamental das redes VSAT com o uso de satélites de alta capacidade (HTS) nas bandas Ka e Ku, e satélites Wide Beams, visão sistêmica inicial, arquitetura, topologia, componentes do sistema, análise de tecnologias envolvidas, HNOs, VNOs, VARs, serviços, soluções e aplicativos.
Também inclui cobertura técnica do segmento terrestre, componentes de VSATs e HUB, NMS e NOC, além de modelos de negócios com HUB dedicado, HUB compartilhado, VNO (Operador de Rede Virtual), interfaces e pontos de demarcação de responsabilidades. Também serão discutidos tópicos com os principais atores envolvidos, como as diferentes operadoras, satélites / HNO (Operador de Rede Host), teleportos, hubs, gateways, redes e serviços de telecomunicações, VNOs, principais fornecedores de tecnologias (fornecedores de equipamentos, hardware, software, plataformas), integradores e empresas terceirizadas, etc. A valiosa abordagem técnico-comercial do mercado abrange vários segmentos / verticais, barreiras e desafios.
Público-alvo
Profissionais que buscam melhor entender as redes VSAT nesta época de mudanças tão bruscas e tão rápidas, não apenas em termos de tecnologias, mas também em termos de modelos de negócios, preços, termos e contexto geral. Ideal para quem procura atualização, novos conceitos, reciclagem, revisão e nova leitura deste mundo VSAT de modo muito rápido. Recomendado para gerentes de contas, desenvolvedores de negócios, gerentes de comunicações, engenheiros, equipe de TI, gerentes de produtos e serviços, gerentes de projetos, técnicos e profissionais envolvidos no fluxo de trabalho para fornecimento de serviços, entre outros.
Pré-requisitos

Recomenda-se, embora não seja obrigatório, que o profissional tenha participado do curso de Comunicações Digitais Via Satélite, ministrado pela UNISAT, ou equivalente, ou tenha alguma experiência na área.

Ementa

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES

Na medida de tempo disponível, discutiremos características gerais, vantagens e desvantagens de algumas soluções e/ou tecnologias e/ou plataformas dos seguintes players:

  • Comtech – Heights
  • Gilat – Arquitetura X
  • Hughes – Jupiter
  • iDirect – Evolution e Velocity
  • ND Satcom – SKYWAN
  • Newtec – Dialog
  • NovelSat – NS4
  • SatLink
  • SpaceBridge – ASAT II
  • TELEDYNE Q-NET
  • UHP
  • Viasat
Carga Horária
24 horas
Docentes

Próximas turmas

Cursos relacionados