Fundamentos de Redes Ópticas – Tecnologias e Aplicações

Um conhecimento das comunicações ópticas de um ponto de vista teórico e prático, assim como uma sólida visão geral da arquitetura, dos elementos de rede, dos princípios de planejamento e projeto e da operação dessas redes é essencial para um profissional de telecomunicações. Este curso introdutório traz aos participantes os conhecimentos necessários para entender as redes ópticas e seu funcionamento e possibilidades segundo cada tipo de aplicação.

Todo profissional de telecomunicações hoje necessita ter conhecimentos básicos sobre a transmissão de sinais sobre fibras ópticas e sobre as propriedades e limitações físicas das fibras para a transmissão desses sinais. Este curso introdutório fornece a base teórica para poder entender os princípios da transmissão sobre fibras e as principais arquiteturas e aplicações de redes ópticas. O curso também apresenta os tipos de fibras e suas aplicações, os tipos de cabos e suas aplicações, os principais dispositivos e componentes de redes ópticas e as principais arquiteturas de redes ópticas locais, de acesso, metropolitanas e de longa distância e as respectivas aplicações em telecomunicações.

Informações

Objetivo

Este treinamento tem como objetivo fornecer conhecimentos básicos sobre a propagação de sinais ópticos em guias de onda ópticas (fibras ópticas), e sobre os tipos e as características de fibras e cabos ópticos, bem como suas aplicações em projetos para redes de acesso e backbone. O treinando adquirirá conhecimentos técnicos introdutórios do meio de transmissão para as novas redes de transmissão multimídia usado em cordões ópticos, redes locais ópticas, redes de acesso ópticas, redes metropolitanas ópticas e redes de longa distância ópticas.

Público-alvo

Técnicos e Engenheiros que necessitem adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre a tecnologia e aplicação.

Pré-requisitos

Não há pré-requisito.

Ementa
  1. Histórico desenvolvimento
  2. Introdução
  3. Definições
  4. Processos de fabricação
  5. Tipos e características de fibras e cabos ópticos
  6. Conectores Ópticos
  7. Cordões ópticos
  8. Componentes Ópticos
  9. Transceptores ópticos plugáveis
  10. Dispositivos de redes ópticas
  11. Arquitetura e principais características de redes ópticas
  12. LANs ópticas
  13. Redes de acesso ópticas (xPON)
  14. Redes metropolitanas e de longa distância ópticas
  15. Aplicações e exemplos
Carga Horária
8 horas
Docentes

Cursos relacionados