As redes de processamento de dados, com servidores antes segregados e concentrados em centros de processamento de dados, tornaram-se redes cada vez mais distribuídas, onde o armazenamento, o processamento e o acesso aos recursos é amplo. A proteção dos dados vitais e do próprio processamento dos dados, bem como o acesso a operações remotas de redes e outros sistemas controlados por aplicações cibernéticas, torna-se cada vez mais difícil.
A responsabilidade sobre a proteção aos dados e aos processos recai sobre os responsáveis pelas infraestruturas, hoje mormente localizadas em data centers interligados entre si mediante redes de telecomunicações não exclusivas para cada uso em particular. Nesse ambiente, a proteção torna-se essencial.
Neste curso introdutório apresentam-se as principais técnicas, métodos, ferramentas, dispositivos e procedimentos de proteção cibernética, a começar pela criptografia dos dados armazenados e transportados, até o controle de acesso aos dados e aos processadores.