Introdução a Comunicação de Dados, Redes e Protocolos

As redes TCP/IP são a base das redes de transporte e serviços de telecomunicações modernas. Um conhecimento sólido sobre o funcionamento e organização lógica dessas redes, de forma sistêmica e sintética, é essencial para os profissionais de telecomunicações. Este curso visa a dar aos participantes uma visão geral integrada da arquitetura, protocolos, interações, serviços, aplicações e funcionamento dessas redes.

Desde a introdução das primeiras redes de processamento e acesso distribuídos, nas décadas de 1960/1970, as redes de dados vêm sendo padronizadas, juntamente com seus protocolos, modelos de arquitetura, serviços e dispositivos. Duas forças se apresentaram desde sempre, uma delas buscando implantar modelos proprietários e a outra buscando montar modelos abertos,

Ainda nesses primórdios foram criados a arquitetura e o modelo TCP/IP como alternativa de uma arquitetura pública com protocolos e interfaces abertos, o que foi um atrativo importante para sua disseminação. Além disso, em oposição aos modelos defendidos pelas empresas de telecomunicações, atrelados à estrutura e ao modelo das redes dessas empresas, as redes baseadas em TCP/IP apresentavam uma característica que foi fundamental para sua popularização e rápida adoção: a gestão do roteamento era distribuída; ou seja, o roteamento podia ser “aprendido” e atualizado de forma automática sem que fosse necessário preencher tabelas de roteamento nos elementos de rede — a topologia da rede podia ser aprendida automaticamente pelos dispositivos de interconexão.

Hojem as redes TCP/IP tornaram-se a base das redes de transporte e serviços de telecomunicações modernas. Um conhecimento sólido sobre o funcionamento e organização lógica dessas redes, de forma sistêmica e sintética, é essencial para os profissionais de telecomunicações e de TI. Este curso visa a dar aos participantes uma visão geral integrada da arquitetura, protocolos, interações, serviços, aplicações e funcionamento dessas redes.

Informações

Objetivo

Este treinamento propicia aos participantes uma visão geral de comunicações de dados, com ênfase em protocolos de redes utilizados pela maioria das operadoras, dando uma visão sistêmica de suas aplicações corporativas e empresariais. Serão abordados temas de suma importância para execução de projetos e entendimento das ofertas de serviços das operadoras e na compra de equipamentos. Será adquirida uma análise criteriosa dos conceitos de convergência e digitalização das redes de telecomunicações, dando oportunidade de se estudar as diversas formas de acessos às redes e critérios de conectividade (LANs, roteadores, switches, hubs, etc.).

Público-alvo

Profissionais de engenharia e de TI que pretendam conhecer a operação e funcionamento dos principais protocolos das redes atuais.

Pré-requisitos

Engenheiros Elétricos ou de Telecomunicações e Profissionais de Tecnologia da informação.

Ementa
  1. Técnicas de Transmissão Analógica e Digital – Características dos sinais analógicos
  2. Sinais digitais e codificação binária
  3. Comunicações Digitais – Conceito de processamento e teleprocessamento
  4. Protocolos de comunicação
  5. Controle e detecção de erros
  6. Fluxo, carga e buferização de dados
  7. Transmissão síncrona x assíncrona
  8. Transmissão serial x paralela
  9. Transmissão banda base x modulada
  10. Modems – Modulação em amplitude / freqüência / fase
  11. Recomendações da série V da UIT
  12. Modem digital ou banda base
  13. Modems xDSL / cabo / ópticos / rádio / satélite
  14. Redes de Dados – Comutação por circuitos
  15. Comutação por pacotes
  16. Hierarquias Digitais (PDH e SDH)
  17. Modelo de Referência OSI – Definição das camadas; comparativo OSI / TCP/IP – aplicações, convivência e tendências
  18. Redes Locais (LAN) – Padrão IEEE; Ethernet
  19. Token Ring
  20. Equipamentos e Acessórios para Redes – Hubs, switches, sistemas operacionais de rede, bridges, roteadores
  21. Internet – Arquitetura, provedores, endereçamento, telefonia IP, firewall
  22. Protocolos de Interconexão – termos, protocolos, características da arquitetura de rede, operação IP, distribuição, fragmentação do IP, Protocolo Internet, serviços de IP, endereços de IP, sub-redes e máscaras de sub-redes, ICMP, IP v6, distribuição, multicasting, unicast múltiplo, IGMP, protocolos de roteamento, sistemas autônomos, IRP, BGP, next_hop, OSPF, RSVP, parâmetros de SLA, domínios
  23. Protocolos de Transporte – mecanismos orientados a conexão, serviços de rede, multiplexação, controle de fluxo, estabelecimento de conexão, terminação de conexão, TCP & UDP, controle do congestionamento
  24. Frame Relay
  25. ATM
  26. Comunicações de Dados em Redes Globais (WAN)
  27. Redes Privadas e Virtuais (VPN).
Carga Horária
24 horas
Docentes

Cursos relacionados