Em telecomunicações, a escolha das tecnologias e arquiteturas das redes determina quais serviços poderão ser suportados e a que custo. Nos tempos atuais, de maior competitividade, de novas necessidades e de muitas opções tecnológicas, as decisões devem basear-se numa visão clara dos objetivos de negócios e nas exigências dos clientes que deverão ser atendidos.

O amplo leque de opções de tecnologias para atender os objetivos de negócio dificulta a seleção das tecnologias mais adequadas que atendam as os objetivos atuais a custos razoáveis e que sejam future-proof. Não só a adequação das tecnologias aos objetivos deve ser analisada, mas também as perspectivas de que o cost-of-ownership atenda aos objetivos, particularmente no momento atual, em que o ciclo de vida de tecnologias é cada vez mais breve. A escolha de uma tecnologia de baixo custo de investimento inicial, porém próxima à obsolescência, pode levar rapidamente a uma falta de competitividade dos serviços quando surgem novas tecnologias mais eficazes ou que oferecem um atendimento melhor, o que teria impacto decisivo sobre o retorno do investimento originalmente projetado.

Contando com a experiência de sua equipe de consultores especialistas, a Unisat, consoante com os objetivos do negócio e suas peculiaridades, e, com uma visão neutra e agnóstica com respeito a tecnologias e fabricantes, ajuda a definir as melhores soluções para  atingir da melhor e mais econômica forma possível os objetivos do planejamento.