A escolha de tecnologias define, em telecomunicações, o leque de serviços que podem ser prestados.

Entretanto, uma vez traçado o planejamento da evolução das redes com a definição dos mercados e serviços e a escolha da tecnologia e arquitetura das redes, a etapa seguinte é elaborar um projeto básico das novas redes e seus segmentos baseada nos objetivos de atendimento contemplados no planejamento inicial.

Nesta etapa, os consultores especialistas da Unisat, em conjunto com o corpo técnico do cliente e em consonância com os objetivos planejados, elabora um Projeto Básico detalhado de cada rede, com a definição do interesse de tráfego detalhado, os pontos de presença, os custos e os planejamento financeiro genérico do investimento e do retorno do investimento. O Projeto básico senta firmes bases para a aquisição da rede, definindo as características técnicas do atendimento planejado e o dimensionamento da rede, bem como as especificações técnicas (neutras e agnósticas com respeito aos fabricantes) que devem ser atendidas pelos equipamentos e das interconexões que os suportam.

Como resultado desta consultoria, o cliente recebe um conjunto de documentos contendo as características técnicas dos serviços, o dimensionamento do atendimento, o dimensionamento da rede como um todo, e as especificações técnicas mínimas, neutras, que deverão ser atendidas pelos potenciais fornecedores. Também fazem parte dos entregáveis o planejamento econômico e financeiro global que irá instruir os analistas do investimento e nortear a elaboração dos projetos executivos e a elaboração do planejamento físico-financeiro detalhado dos investimentos e retornos.