Curso Gerenciamento de Despesas em Telecomunicações Corporativas (TEM -Telecom Expense Management) - Bras�lia - DF | Unisat

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Curso

20 a 22 de Agosto, das 8h30 �s 17h30.

Gerenciamento de Despesas em Telecomunicações Corporativas (TEM -Telecom Expense Management) 

Bras�lia / DF



Em formação| Curso Diurno  

Objetivo

Ao concluir o curso, o participante estar� habilitado a fazer auditorias de contas e despesas, confeccionar RFPs, negociar/renegociar tarifas, gestionar o dia a dia dos pagamentos de contas, controle de invent�rios, an�lise de benchmarking, an�lise de propostas e contratos, contesta��es, confeccionar relat�rios de auditoria visando a recupera��o de valores pagos indevidamente, entre outros.

Os conhecimentos de TEM adquiridos no curso atrav�s dos processos e metodologias aplicadas, s�o de conhecimento de poucos profissionais no mercado das telecomunica��es, n�o s�o ensinados nas escolas e universidades e, portanto, essa � uma oportunidade para adquirir conhecimentos diferenciados.

O retorno para as empresas com funcion�rios participantes � imediato ap�s a aplica��o dos conhecimentos adquiridos no curso, e os valores s�o bastante significativos. Economias de at� 30% em m�dia poder�o ser alcan�ados se todos os passos dos processos e metodologia forem aplicados. As economias alcan�adas somadas as recupera��es de valores pagos indevidamente, apresentam valores bastante significativo para serem adicionados aos resultados das empresas.


Público-Alvo

Todas as pessoas com fun��es relacionadas com servi�os de telecomunica��es corporativa: Engenheiros, T�cnicos, Gestores, Pessoal de Controladoria, Auditores, Pessoal da �rea Financeira e de Compras.

Pré-Requisito

Estar envolvido com an�lise de despesas em telecomunica��es corporativa.

Conteúdo

Vide Ementa.

Ementa

M�DULO I

I. Telefonia Fixa e Telefonia M�vel

1. Conceitos B�sicos de Telefonia Fixa:

1.1. O Telefone;
1.2. O PABX;
1.3. Tipos de Linhas Telef�nicas;
1.4. Linhas Especiais (E1s, DDRs, RDSIs etc);
1.5. Outros equipamentos/Servi�os especiais (DAC, Call Back, Call Through, Interfaces Celulares, Conversores Anal�gicos / Digitais, Tarifadores, Bloqueadores Program�veis, Identificadores de Chamadas, Sistemas em busca autom�tica);
1.6. Telefonia VoIP;
1.7. A Telefonia no Brasil � Telebr�s � ANATEL � Privatiza��es;
1.8. As Regi�es de Concess�o � os setores � a legisla��o que regulamenta os servi�os de telefonia fixa;
1.9. Numera��o telef�nica, c�digo de localidades, c�digo de servi�o das operadoras (CSP), c�digo das localidades para servi�os de longa dist�ncia (C�digo DDD);

2. Conceitos B�sicos de Telefonia M�vel:

2.1. O conceito de c�lula;
2.2. ERBs;
2.3. O terminal celular;
2.4. �reas de Registro;
2.5. Conceito de Roaming;
2.6. Tecnologias das redes celulares, Servi�os de Valor adicionado, Redes Inteligentes e ferramentas de gest�o do uso;

3. Servi�os Telef�nicos:

3.1. Servi�os Locais;
3.2. Servi�os de Longa Dist�ncia Nacional;
3.3. Servi�os de Longa Dist�ncia Internacional;
3.4. Servi�os Especiais (0800, 0300, NUN etc);
3.5. Metodologia das Tarifas (degraus, conex�o, hor�rios, steps de tarifa��o, Assinaturas etc);
3.6. Tarifas;
3.7. Impostos e seus c�lculos;
3.8. Benchmarking de tarifas;

4. Levantamentos e An�lise:

4.1. Invent�rio de facilidades;
4.2. Invent�rio de CNPJs;
4.3. Invent�rio de Servi�os;
4.4. Invent�rio de Custos;
4.5. Invent�rio de Sites;

5. Negocia��o e Renegocia��o de Tarifas e Servi�os:

5.1. Informa��es fundamentais para apoiar as negocia��es/renegocia��es;
5.2. Confec��o do RFP (Request for Proposal);
5.3. Aspectos Legais;
5.4. Aspectos Comerciais;
5.5. Aspectos T�cnico-operacionais;
5.6. Aspectos de billing, gest�o e pol�ticas de cobran�as;

M�DULO II

I. Telefonia Fixa e Telefonia M�vel

1. An�lise das Propostas Recebidas:

1.1. Aspectos Legais

1.1.1. Dura��o do contrato;
1.1.2. Cl�usulas de rescis�o;
1.1.3. Cl�usulas de Benchmarking
1.1.4. Autoriza��o pela ANATEL, dos servi�os ofertados;
1.1.5. Cl�usulas de renova��o dos contratos;

1.2. Aspectos Comerciais

1.2.1. Tarifas ofertadas;
1.2.2. T�cnicas empregadas para a tarifa��o;
1.2.3. Pol�tica de aumentos;
1.2.4. Pol�ticas de assinaturas, franquia (consumo m�nimo), descontos, taxas de conex�o etc;

1.3. Aspectos T�cnico-Operacionais

1.3.1. Tarifa��o M�nima;
1.3.2. Cad�ncia de Tarifa��o;
1.3.3. Acordo de N�vel de Servi�o (SLA);
1.3.4. Utiliza��o de equipamentos certificados pela ANATEL;

1.4. Aspectos de billing, gest�o e pol�ticas de cobran�as

1.4.1. Contas/Faturas emitidas atrav�s de m�dia eletr�nica, �ptica ou magn�tica;
1.4.2. Sistema informatizado via web que permite visualiza��o das contas/faturas para efeito de gest�o;
1.4.3. Centraliza��o das datas de vencimentos e do local de entrega das contas/faturas;
1.4.4. Sistema de atendimento ao cliente (SAC);
1.4.5. Estrutura de funcionamento dos gerentes de contas, apoio t�cnico, faturamento;

2. Negocia��o/Renegocia��o:

2.1. Utiliza��o do Benchmarking para a confec��o de targets;
2.2. Envio dos targets para os provedores selecionados ap�s a an�lise das propostas e que atenderam todas as especifica��es do RFP;
2.3. Best Offer/Last Best Offer;
2.4. Planilhamento das ofertas (Best Offer) e escolha de um provedor onde possa aplicar a �ltima etapa da negocia��o (Last Best Offer);
2.5. Recebimento e an�lise dos contratos, do ponto de vista: Legal, Comercial e Operacional;
2.6. Envio dos contratos para an�lise do Departamento Jur�dico da empresa contratante, onde j� consta o aval da �rea respons�vel pela contrata��o;
2.7. Assinaturas dos contratos por ambas as empresas envolvidas nas negocia��es;
2.8. Confec��o, a partir dos contratos e das documenta��es complementares, das Regras de Neg�cios, as quais ser�o �teis quando da etapa de realiza��o dos billing Audit;

3. Implementa��o dos Servi�os e Tarifas Negociadas:

3.1. Cronograma de implementa��o dos novos servi�os e tarifas
3.2. Cancelamento de servi�os/facilidades substituidas pelas novas contrata��es;
3.3. Procedimentos administrativos a serem utilizados quando dos cancelamentos de servi�os/facilidades sendo substituidos;
3.4. Sincroniza��o entre os cronogramas de implementa��es de novos servi�os/facilidades versus os cancelamentos dos servi�os/facilidades que est�o sendo substituidos;
3.5. Coordena��o das mudan�as;
3.6. Coordena��o da performance;
3.7. Coordena��o dos problemas;
3.8. Coordena��o do Recovery;
3.9. Aceita��o final;

M�DULO III

I. Telefonia Fixa e Telefonia M�vel

1. Valida��o das Tarifas Contratadas:

1.1. Confec��o de um �book� para controle da gest�o, contendo toda a documenta��o que regulamenta as negocia��es/renegocia��es: levantamentos (invent�rios), RFP, propostas, complementos de propostas, NDAs, e-mails contendo informa��es sejam de car�ter comercial, legal ou operacional e que possam ser �teis em uma poss�vel disputa comercial, contratos, aditivos de contratos, anexos aos contratos, relat�rios, tabelas contendo as novas tarifas e as regras de neg�cios;
1.2. Fazer a reconcilia��o das primeiras contas recebidas com as tarifas e regras de neg�cios do �book�;
1.3. T�cnicas aplicadas ao longo do trabalho de reconcilia��o;
1.4. Erros mais comuns;
1.5. Erros incomuns;
1.6. Confec��o dos relat�rios de valida��o;
1.7. As autoriza��es para pagamentos ap�s o processo de valida��o;
1.8. As contesta��es e seus protocolos;
1.9. O acompanhamento das contesta��es;
1.10. O fechamento das contesta��es e as autoriza��es para pagamentos;

2. Relat�rio de Economias:

2.1. C�lculo das economias;
2.2. �tens a serem considerados nos c�lculos das economias (investimentos, despesas, multas rescis�rias etc);
2.3. Confec��o do relat�rio projetado de economias (base anual);
2.4. Confec��o do relat�rio mensal de economias;

3. Billing Audit de Contas Pagas

3.1. Contas em papel;
3.2. Contas em m�dia magn�tica, eletr�nica;
3.3. Auditoria em contratos anteriores (at� 05 anos);
3.4. Montagem das regras de neg�cios;
3.5. Reconcilia��o das contas versus regras de neg�cios;
3.6. Relat�rios para serem endere�ados aos provedores respons�veis pelos erros encontrados;
3.7. Discuss�es/Negocia��es com o staff dos provedores;
3.8. Recebimento dos cr�ditos (descontos em contas futuras, pagamento em cheque, d�bito em conta etc);
3.9. Confec��o do relat�rio final do Billing Audit;

II. Comunica��es de Dados

1. Conceitos B�sicos
2. Redes de Comunica��es de Dados (MPLS, FRAME RELAY, ATM, Lan-to-Lan)
3. A Internet � A Rede das Redes
4. Inventario de circuitos e equipamentos
5. Inventario de Sites
6. Inventario de Custos
7. Inventario de Servi�os
8. Arquitetura da Rede de Dados
9. Topologia da Rede de Dados
10. An�lise da rela��o custo/beneficio
11. Confec��o de RFP
12. Recebimento de Propostas
13. Processo de sele��o de fornecedor e tecnologia
14. Processo de Implanta��o
15. Acompanhamento dos sistemas implantados

III. Gest�o Continuada

1. Gest�o Financeira
2. Gest�o Operacional
3. Ferramentas de Gest�o.

Observa��es:

1. A UNISAT se reserva o direito de alterar o calend�rio, caso n�o ocorra quorum suficiente.

2. Incluso no curso:

- Apostila (slides apresentados nas aulas);
- Pasta;
- Caneta;
- Certificado de conclus�o.

Carga Horária
  • 24 horas
Corpo Docente
Data / Horário
  • 20 a 22 de Agosto, das 8h30 �s 17h30.
Endereço
  • ESAD � P�tio Brasil Shopping, Torre Comercial
  • SCS
  • Bras�lia
Investimento
  • Valor: R$ 6.000,00

Botão de Inscrição




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