Curso Gerenciamento de Despesas em Telecomunicações Corporativas (TEM –Telecom Expense Management) - Brasília - DF | Unisat

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Curso

26 a 28 de Setembro, das 8h30 às 17h30.

Gerenciamento de Despesas em Telecomunicações Corporativas (TEM –Telecom Expense Management) 

Brasília / DF



Em formação| Curso Diurno  

Objetivo

Ao concluir o curso, o participante estará habilitado a fazer auditorias de contas e despesas, confeccionar RFPs, negociar/renegociar tarifas, gestionar o dia a dia dos pagamentos de contas, controle de inventários, análise de benchmarking, análise de propostas e contratos, contestações, confeccionar relatórios de auditoria visando a recuperação de valores pagos indevidamente, entre outros.

Os conhecimentos de TEM adquiridos no curso através dos processos e metodologias aplicadas, são de conhecimento de poucos profissionais no mercado das telecomunicações, não são ensinados nas escolas e universidades e, portanto, essa é uma oportunidade para adquirir conhecimentos diferenciados.

O retorno para as empresas com funcionários participantes é imediato após a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso, e os valores são bastante significativos. Economias de até 30% em média poderão ser alcançados se todos os passos dos processos e metodologia forem aplicados. As economias alcançadas somadas as recuperações de valores pagos indevidamente, apresentam valores bastante significativo para serem adicionados aos resultados das empresas.


Público-Alvo

Todas as pessoas com funções relacionadas com serviços de telecomunicações corporativa: Engenheiros, Técnicos, Gestores, Pessoal de Controladoria, Auditores, Pessoal da área Financeira e de Compras.

Pré-Requisito

Estar envolvido com análise de despesas em telecomunicações corporativa.

Conteúdo

Vide Ementa.

Ementa

MÓDULO I

I. Telefonia Fixa e Telefonia Móvel

1. Conceitos Básicos de Telefonia Fixa:

1.1. O Telefone;
1.2. O PABX;
1.3. Tipos de Linhas Telefônicas;
1.4. Linhas Especiais (E1s, DDRs, RDSIs etc);
1.5. Outros equipamentos/Serviços especiais (DAC, Call Back, Call Through, Interfaces Celulares, Conversores Analógicos / Digitais, Tarifadores, Bloqueadores Programáveis, Identificadores de Chamadas, Sistemas em busca automática);
1.6. Telefonia VoIP;
1.7. A Telefonia no Brasil – Telebrás – ANATEL – Privatizações;
1.8. As Regiões de Concessão – os setores – a legislação que regulamenta os serviços de telefonia fixa;
1.9. Numeração telefônica, código de localidades, código de serviço das operadoras (CSP), código das localidades para serviços de longa distância (Código DDD);

2. Conceitos Básicos de Telefonia Móvel:

2.1. O conceito de célula;
2.2. ERBs;
2.3. O terminal celular;
2.4. Áreas de Registro;
2.5. Conceito de Roaming;
2.6. Tecnologias das redes celulares, Serviços de Valor adicionado, Redes Inteligentes e ferramentas de gestão do uso;

3. Serviços Telefônicos:

3.1. Serviços Locais;
3.2. Serviços de Longa Distância Nacional;
3.3. Serviços de Longa Distância Internacional;
3.4. Serviços Especiais (0800, 0300, NUN etc);
3.5. Metodologia das Tarifas (degraus, conexão, horários, steps de tarifação, Assinaturas etc);
3.6. Tarifas;
3.7. Impostos e seus cálculos;
3.8. Benchmarking de tarifas;

4. Levantamentos e Análise:

4.1. Inventário de facilidades;
4.2. Inventário de CNPJs;
4.3. Inventário de Serviços;
4.4. Inventário de Custos;
4.5. Inventário de Sites;

5. Negociação e Renegociação de Tarifas e Serviços:

5.1. Informações fundamentais para apoiar as negociações/renegociações;
5.2. Confecção do RFP (Request for Proposal);
5.3. Aspectos Legais;
5.4. Aspectos Comerciais;
5.5. Aspectos Técnico-operacionais;
5.6. Aspectos de billing, gestão e políticas de cobranças;

MÓDULO II

I. Telefonia Fixa e Telefonia Móvel

1. Análise das Propostas Recebidas:

1.1. Aspectos Legais

1.1.1. Duração do contrato;
1.1.2. Cláusulas de rescisão;
1.1.3. Cláusulas de Benchmarking
1.1.4. Autorização pela ANATEL, dos serviços ofertados;
1.1.5. Cláusulas de renovação dos contratos;

1.2. Aspectos Comerciais

1.2.1. Tarifas ofertadas;
1.2.2. Técnicas empregadas para a tarifação;
1.2.3. Política de aumentos;
1.2.4. Políticas de assinaturas, franquia (consumo mínimo), descontos, taxas de conexão etc;

1.3. Aspectos Técnico-Operacionais

1.3.1. Tarifação Mínima;
1.3.2. Cadência de Tarifação;
1.3.3. Acordo de Nível de Serviço (SLA);
1.3.4. Utilização de equipamentos certificados pela ANATEL;

1.4. Aspectos de billing, gestão e políticas de cobranças

1.4.1. Contas/Faturas emitidas através de mídia eletrônica, óptica ou magnética;
1.4.2. Sistema informatizado via web que permite visualização das contas/faturas para efeito de gestão;
1.4.3. Centralização das datas de vencimentos e do local de entrega das contas/faturas;
1.4.4. Sistema de atendimento ao cliente (SAC);
1.4.5. Estrutura de funcionamento dos gerentes de contas, apoio técnico, faturamento;

2. Negociação/Renegociação:

2.1. Utilização do Benchmarking para a confecção de targets;
2.2. Envio dos targets para os provedores selecionados após a análise das propostas e que atenderam todas as especificações do RFP;
2.3. Best Offer/Last Best Offer;
2.4. Planilhamento das ofertas (Best Offer) e escolha de um provedor onde possa aplicar a última etapa da negociação (Last Best Offer);
2.5. Recebimento e análise dos contratos, do ponto de vista: Legal, Comercial e Operacional;
2.6. Envio dos contratos para análise do Departamento Jurídico da empresa contratante, onde já consta o aval da área responsável pela contratação;
2.7. Assinaturas dos contratos por ambas as empresas envolvidas nas negociações;
2.8. Confecção, a partir dos contratos e das documentações complementares, das Regras de Negócios, as quais serão úteis quando da etapa de realização dos billing Audit;

3. Implementação dos Serviços e Tarifas Negociadas:

3.1. Cronograma de implementação dos novos serviços e tarifas
3.2. Cancelamento de serviços/facilidades substituidas pelas novas contratações;
3.3. Procedimentos administrativos a serem utilizados quando dos cancelamentos de serviços/facilidades sendo substituidos;
3.4. Sincronização entre os cronogramas de implementações de novos serviços/facilidades versus os cancelamentos dos serviços/facilidades que estão sendo substituidos;
3.5. Coordenação das mudanças;
3.6. Coordenação da performance;
3.7. Coordenação dos problemas;
3.8. Coordenação do Recovery;
3.9. Aceitação final;

MÓDULO III

I. Telefonia Fixa e Telefonia Móvel

1. Validação das Tarifas Contratadas:

1.1. Confecção de um “book” para controle da gestão, contendo toda a documentação que regulamenta as negociações/renegociações: levantamentos (inventários), RFP, propostas, complementos de propostas, NDAs, e-mails contendo informações sejam de caráter comercial, legal ou operacional e que possam ser úteis em uma possível disputa comercial, contratos, aditivos de contratos, anexos aos contratos, relatórios, tabelas contendo as novas tarifas e as regras de negócios;
1.2. Fazer a reconciliação das primeiras contas recebidas com as tarifas e regras de negócios do “book”;
1.3. Técnicas aplicadas ao longo do trabalho de reconciliação;
1.4. Erros mais comuns;
1.5. Erros incomuns;
1.6. Confecção dos relatórios de validação;
1.7. As autorizações para pagamentos após o processo de validação;
1.8. As contestações e seus protocolos;
1.9. O acompanhamento das contestações;
1.10. O fechamento das contestações e as autorizações para pagamentos;

2. Relatório de Economias:

2.1. Cálculo das economias;
2.2. Ítens a serem considerados nos cálculos das economias (investimentos, despesas, multas rescisórias etc);
2.3. Confecção do relatório projetado de economias (base anual);
2.4. Confecção do relatório mensal de economias;

3. Billing Audit de Contas Pagas

3.1. Contas em papel;
3.2. Contas em mídia magnética, eletrônica;
3.3. Auditoria em contratos anteriores (até 05 anos);
3.4. Montagem das regras de negócios;
3.5. Reconciliação das contas versus regras de negócios;
3.6. Relatórios para serem endereçados aos provedores responsáveis pelos erros encontrados;
3.7. Discussões/Negociações com o staff dos provedores;
3.8. Recebimento dos créditos (descontos em contas futuras, pagamento em cheque, débito em conta etc);
3.9. Confecção do relatório final do Billing Audit;

II. Comunicações de Dados

1. Conceitos Básicos
2. Redes de Comunicações de Dados (MPLS, FRAME RELAY, ATM, Lan-to-Lan)
3. A Internet – A Rede das Redes
4. Inventario de circuitos e equipamentos
5. Inventario de Sites
6. Inventario de Custos
7. Inventario de Serviços
8. Arquitetura da Rede de Dados
9. Topologia da Rede de Dados
10. Análise da relação custo/beneficio
11. Confecção de RFP
12. Recebimento de Propostas
13. Processo de seleção de fornecedor e tecnologia
14. Processo de Implantação
15. Acompanhamento dos sistemas implantados

III. Gestão Continuada

1. Gestão Financeira
2. Gestão Operacional
3. Ferramentas de Gestão.

Observações:

1. A UNISAT se reserva o direito de alterar o calendário, caso não ocorra quorum suficiente.

2. Incluso no curso:

- Apostila (slides apresentados nas aulas);
- Pasta;
- Caneta;
- Certificado de conclusão.

Carga Horária
  • 24 horas
Corpo Docente
Data / Horário
  • 26 a 28 de Setembro, das 8h30 às 17h30.
Endereço
  • ESAD – Pátio Brasil Shopping, Torre Comercial
  • SCS
  • Brasília
Investimento
  • Valor: R$ 6.000,00

Botão de Inscrição




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