Curso Gerenciamento de Despesas em Telecomunicações Corporativas (TEM – Telecom Expense Management) - Rio de Janeiro - RJ | Unisat

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Curso

18 a 20 de Julho, das 8h30 as 17h30.

Gerenciamento de Despesas em Telecomunicações Corporativas (TEM – Telecom Expense Management) 

Rio de Janeiro / RJ



Confirmado| Curso Diurno  

Objetivo

Ao concluir o curso, o participante estará habilitado a fazer auditorias de contas e despesas, confeccionar RFPs, negociar/renegociar tarifas, gestionar o dia a dia dos pagamentos de contas, controle de inventários, análise de benchmarking, análise de propostas e contratos, contestações, confeccionar relatórios de auditoria visando a recuperação de valores pagos indevidamente, entre outros.

Os conhecimentos de TEM adquiridos no curso através dos processos e metodologias aplicadas, são de conhecimento de poucos profissionais no mercado das telecomunicações, não são ensinados nas escolas e universidades e, portanto, essa é uma oportunidade para adquirir conhecimentos diferenciados.

O retorno para as empresas com funcionários participantes é imediato após a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso, e os valores são bastante significativos. Economias de até 30% em média poderão ser alcançados se todos os passos dos processos e metodologia forem aplicados. As economias alcançadas somadas as recuperações de valores pagos indevidamente, apresentam valores bastante significativo para serem adicionados aos resultados das empresas.


Público-Alvo

Todas as pessoas com funções relacionadas com serviços de telecomunicações corporativa: Engenheiros, Técnicos, Gestores, Pessoal de Controladoria, Auditores, Pessoal da área Financeira e de Compras.

Pré-Requisito

Estar envolvido com análise de despesas em telecomunicações corporativa.

Conteúdo

Vide Ementa.

Ementa

MÓDULO I

I.Telefonia Fixa e Telefonia Móvel

1.Conceitos Básicos de Telefonia Fixa:

1.1.O Telefone;
1.2.O PABX;
1.3.Tipos de Linhas Telefônicas;
1.4.Linhas Especiais (E1s, DDRs, RDSIs etc);
1.5.Outros equipamentos/Serviços especiais (DAC, Call Back, Call Through, Interfaces Celulares, Conversores Analógicos / Digitais, Tarifadores, Bloqueadores Programáveis, Identificadores de Chamadas, Sistemas em busca automática);
1.6.Telefonia VoIP;
1.7.A Telefonia no Brasil – Telebrás – ANATEL – Privatizações;
1.8.As Regiões de Concessão – os setores – a legislação que regulamenta os serviços de telefonia fixa;
1.9.Numeração telefônica, código de localidades, código de serviço das operadoras (CSP), código das localidades para serviços de longa distância (Código DDD);

2.Conceitos Básicos de Telefonia Móvel:

2.1.O conceito de célula;
2.2.ERBs;
2.3.O terminal celular;
2.4.Áreas de Registro;
2.5.Conceito de Roaming;
2.6.Tecnologias das redes celulares, Serviços de Valor adicionado, Redes Inteligentes e ferramentas de gestão do uso;

3.Serviços Telefônicos:

3.1.Serviços Locais;
3.2.Serviços de Longa Distância Nacional;
3.3.Serviços de Longa Distância Internacional;
3.4.Serviços Especiais (0800, 0300, NUN etc);
3.5.Metodologia das Tarifas (degraus, conexão, horários, steps de tarifação, Assinaturas etc);
3.6.Tarifas;
3.7.Impostos e seus cálculos;
3.8.Benchmarking de tarifas.

4.Levantamentos e Análise:

4.1.Inventário de facilidades;
4.2.Inventário de CNPJs;
4.3.Inventário de Serviços;
4.4.Inventário de Custos;
4.5.Inventário de Sites.

5.Negociação e Renegociação de Tarifas e Serviços:

5.1.Informações fundamentais para apoiar as negociações/renegociações;
5.2.Confecção do RFP (Request for Proposal);
5.3.Aspectos Legais;
5.4.Aspectos Comerciais;
5.5.Aspectos Técnico-operacionais;
5.6.Aspectos de billing, gestão e políticas de cobranças.

MÓDULO II

I.Telefonia Fixa e Telefonia Móvel

1.Análise das Propostas Recebidas

1.1.Aspectos Legais

1.1.1.Duração do contrato;
1.1.2.Cláusulas de rescisão;
1.1.3.Cláusulas de Benchmarking
1.1.4.Autorização pela ANATEL, dos serviços ofertados;
1.1.5.Cláusulas de renovação dos contratos;

1.2.Aspectos Comerciais

1.2.1.Tarifas ofertadas;
1.2.2.Técnicas empregadas para a tarifação;
1.2.3.Política de aumentos;
1.2.4.Políticas de assinaturas, franquia (consumo mínimo), descontos, taxas de conexão etc;

1.3.Aspectos Técnico-Operacionais

1.3.1.Tarifação Mínima;
1.3.2.Cadência de Tarifação;
1.3.3.Acordo de Nível de Serviço (SLA);
1.3.4.Utilização de equipamentos certificados pela ANATEL;

1.4.Aspectos de billing, gestão e políticas de cobranças

1.4.1.Contas/Faturas emitidas através de mídia eletrônica, óptica ou magnética;
1.4.2.Sistema informatizado via web que permite visualização das contas/faturas para efeito de gestão;
1.4.3.Centralização das datas de vencimentos e do local de entrega das contas/faturas;
1.4.4.Sistema de atendimento ao cliente (SAC);
1.4.5.Estrutura de funcionamento dos gerentes de contas, apoio técnico, faturamento;

2.Negociação/Renegociação

2.1.Utilização do Benchmarking para a confecção de targets;
2.2.Envio dos targets para os provedores selecionados após a análise das propostas e que atenderam todas as especificações do RFP;
2.3.Best Offer/Last Best Offer;
2.4.Planilhamento das ofertas (Best Offer) e escolha de um provedor onde possa aplicar a última etapa da negociação (Last Best Offer);
2.5.Recebimento e análise dos contratos, do ponto de vista: Legal, Comercial e Operacional;
2.6.Envio dos contratos para análise do Departamento Jurídico da empresa contratante, onde já consta o aval da área responsável pela contratação;
2.7.Assinaturas dos contratos por ambas as empresas envolvidas nas negociações;
2.8.Confecção, a partir dos contratos e das documentações complementares, das Regras de Negócios, as quais serão úteis quando da etapa de realização dos billing Audit;

3.Implementação dos Serviços e Tarifas Negociadas

3.1.Cronograma de implementação dos novos serviços e tarifas
3.2.Cancelamento de serviços/facilidades substituidas pelas novas contratações;
3.3.Procedimentos administrativos a serem utilizados quando dos cancelamentos de serviços/facilidades sendo substituidos;
3.4.Sincronização entre os cronogramas de implementações de novos serviços/facilidades versus os cancelamentos dos serviços/facilidades que estão sendo substituidos;
3.5.Coordenação das mudanças;
3.6.Coordenação da performance;
3.7.Coordenação dos problemas;
3.8.Coordenação do Recovery;
3.9.Aceitação final;

MÓDULO III

I.Telefonia Fixa e Telefonia Móvel

1.Validação das Tarifas Contratada:

1.1.Confecção de um “book” para controle da gestão, contendo toda a documentação que regulamenta as negociações/renegociações: levantamentos (inventários), RFP, propostas, complementos de propostas, NDAs, e-mails contendo informações sejam de caráter comercial, legal ou operacional e que possam ser úteis em uma possível disputa comercial, contratos, aditivos de contratos, anexos aos contratos, relatórios, tabelas contendo as novas tarifas e as regras de negócios;
1.2.Fazer a reconciliação das primeiras contas recebidas com as tarifas e regras de negócios do “book”;
1.3.Técnicas aplicadas ao longo do trabalho de reconciliação;
1.4.Erros mais comuns;
1.5.Erros incomuns;
1.6.Confecção dos relatórios de validação;
1.7.As autorizações para pagamentos após o processo de validação;
1.8.As contestações e seus protocolos;
1.9.O acompanhamento das contestações;
1.10.O fechamento das contestações e as autorizações para pagamentos;

2.Relatório de Economias

2.1.Cálculo das economias;
2.2.Ítens a serem considerados nos cálculos das economias (investimentos, despesas, multas rescisórias etc);
2.3.Confecção do relatório projetado de economias (base anual);
2.4.Confecção do relatório mensal de economias;

3.Billing Audit de Contas Pagas:

3.1.Contas em papel;
3.2.Contas em mídia magnética, eletrônica;
3.3.Auditoria em contratos anteriores (até 05 anos);
3.4.Montagem das regras de negócios;
3.5.Reconciliação das contas versus regras de negócios;
3.6.Relatórios para serem endereçados aos provedores responsáveis pelos erros encontrados;
3.7.Discussões/Negociações com o staff dos provedores;
3.8.Recebimento dos créditos (descontos em contas futuras, pagamento em cheque, débito em conta etc);
3.9.Confecção do relatório final do Billing Audit;

II.Comunicações de Dados

1.Conceitos Básicos;
2.Redes de Comunicações de Dados (MPLS, FRAME RELAY, ATM, Lan-to-Lan);
3.A Internet – A Rede das Redes;
4.Inventario de circuitos e equipamentos;
5.Inventario de Sites;
6.Inventario de Custos;
7.Inventario de Serviços;
8.Arquitetura da Rede de Dados;
9.Topologia da Rede de Dados;
10.Análise da relação custo/beneficio;
11.Confecção de RFP;
12.Recebimento de Propostas;
13.Processo de seleção de fornecedor e tecnologia;
14.Processo de Implantação;
15.Acompanhamento dos sistemas implantados;

III.Gestão Continuada

1.Gestão Financeira;
2.Gestão Operacional;
3.Ferramentas de Gestão.

Observações:

1. A UNISAT se reserva o direito de alterar o calendário, caso não ocorra quorum suficiente.
2. Incluso no curso:
- Apostila (slides apresentados nas aulas);
- Pasta;
- Caneta;
- Certificado de conclusão.

Carga Horária
  • 24 horas
Data / Horário
  • 18 a 20 de Julho, das 8h30 as 17h30.
Endereço
  • Rua Carlos Machado, 164, 2 andar
  • Barra da Tijuca
  • Rio de Janeiro
Investimento
  • Valor: R$ 6.000,00

Botão de Inscrição




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    Av. das Américas, 500, Bloco 20, Sala 230 - Barra da Tijuca Rio de Janeiro-RJ - CEP: 22640-904

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    Rua Carlos Machado, 164, 2° andar - Barra da Tijuca Rio de Janeiro-RJ

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    Das 9h às 18h.
    +55 21 2533-9540